Crianças participam do projeto “Conhecendo Pontal sob o Olhar Caiçara
Na manhã desta quarta-feira (24), alunos da Escola Municipal Professor Ernesto Tavares de Campos, acompanhados da professora Maria do Rocio, e da Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho, sob a orientação do professor William, participaram de mais uma edição do projeto “Conhecendo Pontal sob o Olhar Caiçara”.
A iniciativa busca aproximar os estudantes da cultura, da história e das tradições de Pontal do Paraná, incentivando o sentimento de pertencimento e despertando nas crianças a consciência sobre a importância da preservação e valorização da identidade caiçara.
Durante toda a atividade, o vereador Marcelo da Saúde acompanhou de perto a visita das turmas, interagindo com os alunos e destacando o valor de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento humano e social. Segundo ele, “é fundamental proporcionar às nossas crianças experiências como essa, que unem aprendizado, cultura e identidade local. Projetos como esse ajudam a formar cidadãos mais conscientes, que conhecem a sua cidade e aprendem desde cedo a cuidar dela”.
O projeto também prevê, até o final do ano, a realização de um concurso de redação com tema ligado às atividades vivenciadas. Os estudantes serão convidados a produzir textos que expressem suas percepções e, a partir deles, elaborar propostas de projetos de lei. A ideia é estimular a reflexão crítica, o exercício da cidadania e a compreensão prática do papel do poder legislativo na construção da comunidade.
Essa continuidade reforça a importância da educação como ferramenta de transformação. Ao conhecerem melhor as raízes e a riqueza de Pontal do Paraná, as crianças ampliam sua visão de mundo, fortalecem vínculos comunitários e compreendem a relevância de participar ativamente da vida pública.
O “Conhecendo Pontal sob o Olhar Caiçara” já se consolida como uma iniciativa de grande relevância para o município, estimulando a integração entre escola, comunidade e poder público. Cada edição tem demonstrado resultados positivos, tanto no aprendizado quanto no engajamento dos estudantes, tornando-se um exemplo de como a educação pode caminhar lado a lado com a valorização da cultura local.