História de Pontal

por Interlegis — última modificação 29/04/2021 16h12

O município de Pontal do Paraná, nasceu do desmembramento do Município de Paranaguá, criado pela Lei n.º 11.252 de 20 de dezembro de 1995, e instalado em 1º de janeiro de 1997. O Município está localizado no litoral paranaense  a uma distância de aproximadamente 100 km da cidade de Curitiba, capital de todos os paranaenses. As atividades econômicas principais são turismo, comércio, pesca e artesanato.

Conforme transcreve a história política do “município caçula do litoral paranaense”, a mobilização teve início em 1983, através de tentativas que visavam a emancipação. Tais mobilizações despertaram na população o desejo da criação de um novo Município. Em 1995 a aprovação popular veio através de plebiscito, que resultou na Lei n.º 11.252 garantindo a emancipação.

Através da primeira eleição municipal, em 1997, foram eleitos o primeiro Prefeito do Município, Dr. Hélio Gaissler de Queiroz, e os vereadores, Benedito Ferreira, Donizete Feronimo de Oliveira, Edson Augusto Batista Salguiro, Conrado Gonsalves Pinto Filho, Gino Fernando Ronahak, Odair Serafim do Nascimento, Lorival Rocha Mantovani, Fernando Luiz Seren e Murilo Bittencourt de Camargo Sobrinho.

Entre os vários trabalhos indispensáveis desenvolvidos pelo Poder Legislativo, ou seja, pelos nove vereadores pioneiros de Pontal do Paraná, o destaque ficou por conta da criação da Lei Orgânica do Município, em dezembro de 1997, que passaria a ser a primeira Constituição a reger o Município Caçula do Nosso Litoral.