Câmara de Vereadores promove palestra sobre autismo com deputada Flávia Francischini
“Compreender o autismo é um passo importante para construirmos uma cidade que acolha todas as crianças e fortaleça suas famílias. Este evento foi pensado para aproximar informação, acolhimento e políticas públicas, garantindo que nenhuma mãe ou pai caminhe sozinho nessa jornada”, destacou a procuradora especial da Mulher da Câmara, vereadora Any Messina, durante a abertura da palestra “Acordei mãe de autista! E agora?”, realizada na última segunda-feira (25).
A atividade foi promovida pela Câmara Municipal de Pontal do Paraná, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, e ministrada pela deputada estadual Flávia Francischini, reunindo moradores, familiares e profissionais no Centro de Capacitação, em Praia de Leste.
A presidente da Câmara, vereadora Elinete Guimarães Rocha, reforçou o papel do Legislativo em ações de inclusão:
“O compromisso da Câmara é dar voz às famílias, apoiar a criação de políticas públicas e garantir que a nossa cidade esteja preparada para oferecer dignidade e respeito às pessoas com deficiência. Essa palestra é mais um exemplo de como o Legislativo pode ser ponte entre a comunidade e as soluções que ela precisa.”
O evento foi organizado pela Câmara em parceria com a Prefeitura Municipal e contou com o apoio das Secretarias de Educação, Saúde e Família e Desenvolvimento Social. A palestra integrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada anualmente entre 21 e 28 de agosto, que busca promover debates e ampliar a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Durante o encontro, as secretarias municipais apresentaram programas e serviços voltados ao acolhimento e apoio de crianças com TEA e suas famílias.
A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Kathia Salomão de Souza, destacou iniciativas como o Cadastro Único, porta de entrada para benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o Passe Livre Intermunicipal e Interestadual e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Ela também reforçou que os CRAS e CREAS oferecem orientação contínua às famílias, garantindo acesso a direitos e prevenindo situações de vulnerabilidade.
A mesa de autoridades e especialistas contou com a presença do prefeito Rudão Gimenes acompanhado pela primeira-dama Bruna Gimenes, da vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini, da deputada estadual Flávia Francischini, da presidente da Câmara e vereadora Elinete Guimarães Rocha, da diretora do Departamento de Educação Especial Sirlene Keps Terezinha, da secretária de Educação Cíntia Mendes, da secretária de Saúde Michele Straub, da secretária da Família e Desenvolvimento Social Kathia Salomão de Souza, da coordenadora do AME Alex Sandra Bento e do psiquiatra Dr. Diego.
O evento, aberto à comunidade, proporcionou aprendizado e troca de experiências, evidenciando a importância da solidariedade, do apoio mútuo e da união entre Legislativo, Executivo e sociedade civil para a construção de uma cidade mais inclusiva.
📷 Fotos: PMPPR / Clovis Santos