Alunos de 10 escolas vivenciam a cidadania de perto na Câmara de Pontal do Paraná
A Câmara Municipal de Pontal do Paraná abriu suas portas, ao longo das últimas semanas, para receber os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental de todas as escolas do município. A ação fez parte do projeto Conhecendo o Pontal sob Olhar Caiçara, que tem como objetivo aproximar as crianças do funcionamento do Poder Legislativo e despertar nelas o senso de cidadania e participação comunitária.
As visitas aconteceram durante os meses de agosto e setembro, reunindo um total de 446 alunos. Cada escola levou sua turma para vivenciar a experiência no plenário: a Escola Arthur Tavares levou cerca de 60 alunos, a Escola Anita aproximadamente 55, a Escola Zélia contou com 50 participantes, a Escola Primavera trouxe 40 estudantes, a Escola Ernesto reuniu 45, a Escola Amatuzzi apresentou 56, a Escola Benvinda levou 70 alunos e a Escola Ezequiel finalizou com 70 participantes.
Durante a atividade, os estudantes participaram de uma dinâmica especial no plenário, simulando uma sessão legislativa. Muitos deles puderam apresentar propostas como se fossem vereadores, o que proporcionou uma vivência prática sobre a importância do debate democrático e da criação de leis para o desenvolvimento da cidade.
“Receber nossos alunos na Câmara Municipal é motivo de grande alegria. Eles são o futuro da nossa cidade, e poder mostrar de perto como funciona o Legislativo é plantar uma semente de cidadania. Tenho certeza de que essa experiência ficará marcada na memória de cada criança. Agradeço imensamente aos professores e às escolas pelo empenho, e reforço que a Câmara está de portas abertas para a comunidade, especialmente para aqueles que estão aprendendo o valor da participação e da democracia", disse a presidente Elinete.
Na foto que marca o encerramento da edição deste ano, a presidente da Câmara aparece ao lado da professora Carla e do professor Flávio, responsáveis pela organização do projeto. Ela fez questão de destacar o empenho dos educadores e agradecer à Secretaria Municipal de Educação e ao Poder Executivo pelo apoio fundamental à iniciativa. Segundo a presidente, o fortalecimento desse tipo de atividade contribui não apenas para o aprendizado escolar, mas para a formação cidadã das futuras gerações.
Embora as visitas às dependências da Câmara tenham sido concluídas, o projeto continua com uma nova etapa: o Concurso Cultural de Redação. Com o tema “Se eu fosse vereador(a), que lei eu criaria para melhorar a cidade onde moro?”, os estudantes poderão transformar em texto as ideias discutidas durante as dinâmicas no plenário. As três melhores redações serão premiadas, assim como os professores orientadores. Caso alguma proposta se destaque como de interesse público, os vereadores poderão apresentá-la oficialmente em sessão, com a possibilidade de ser aprovada e transformada em lei municipal.
O projeto Conhecendo o Pontal sob Olhar Caiçara demonstra como o contato direto com o Legislativo pode inspirar jovens estudantes a compreender o papel da política em suas vidas, além de reforçar o vínculo entre a Câmara Municipal, as escolas e a comunidade.