Vereadores prestigiam abertura do Festival de Gastronomia Caiçara, que movimenta Pontal do Paraná até o fim de julho

por Imprensa publicado 04/07/2025 13h30, última modificação 04/07/2025 15h00
Festival de Gastronomia Caiçara movimenta Pontal do Paraná com pratos típicos, cultura e inovação até o fim de julho. Vereadores Cleonice, Any Messina e Nei da Pesca prestigiam o evento e destacam a importância da tradição caiçara.

O sabor da tradição e o orgulho da nossa cultura ganharam as ruas e restaurantes de Pontal do Paraná com a abertura oficial da 5ª edição do Festival de Gastronomia Caiçara, realizada no dia 3 de julho. O evento, que transforma o mês de julho em uma grande vitrine gastronômica no litoral do estado, segue até o dia 31, reunindo culinária, cultura e inovação.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade. Entre os presentes, destacaram-se os vereadores Cleonice Silva do Nascimento, Any Messina e Nei da Pesca, que, junto à população, celebraram a força da cultura caiçara e o potencial econômico do festival.

“Eventos como esse mostram a importância de valorizar nossa gastronomia e a tradição do nosso povo. A Cambira é muito mais do que um prato, é identidade, é história”, destacou a vereadora Cleonice, entusiasmada com o movimento no comércio local.

Já a vereadora Any Messina reforçou o impacto positivo do festival no turismo e na economia: “Além de resgatar e preservar nossa cultura, o festival movimenta os restaurantes, gera emprego e traz mais visibilidade para Pontal do Paraná”.

O vereador Nei da Pesca, conhecido defensor da comunidade caiçara e dos pescadores artesanais, também fez questão de marcar presença: “É emocionante ver o quanto a tradição da pesca e da culinária caiçara está sendo respeitada e valorizada. Isso é fruto do esforço coletivo do nosso povo”, afirmou.

Cambira é o grande destaque


Com quase 40 estabelecimentos participantes, o festival oferece releituras e versões autênticas dos pratos caiçaras, com destaque para a Cambira, tradicional tainha seca e defumada, servida com arroz, pirão e salada.

Ao longo do mês, a programação inclui oficinas, concursos, apresentações culturais e degustações, além do Dia da Cambira, em 18 de julho, e workshops com chefs renomados.

A realização é da Prefeitura de Pontal do Paraná, em parceria com a Adetur Litoral e apoio do Sebrae, Conselho Municipal de Turismo e comunidade local.

Com o apoio dos vereadores e lideranças, o festival segue mostrando que em Pontal do Paraná, além das belezas naturais, o sabor e a cultura do povo também são protagonistas.

 

Foto: Clóvis Santos

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.