Pontal do Paraná poderá ser o primeiro município do Litoral a implementar o Projeto Selo Azul Educação

por Imprensa publicado 14/05/2025 10h40, última modificação 14/05/2025 10h55
Secretaria de Educação apresenta no plenário da Câmara a proposta do Projeto Selo Azul Educação. Iniciativa pode tornar Pontal do Paraná o primeiro município litorâneo a adotar o selo.

Na tarde de ontem, no plenário da Câmara Municipal de Pontal do Paraná, a secretária municipal de Educação, Cintia Mendes, conduziu uma reunião especial com a presença da professora Camila Domit, da UFPR Litoral, e da coordenadora do Programa de Educação Ambiental MarMaré, para a apresentação da proposta do Projeto Selo Azul Educação.

A reunião teve como objetivo apresentar a ideia inicial do projeto aos vereadores e autoridades locais, como uma prévia do que será futuramente protocolado oficialmente na Casa para análise e votação. Caso aprovado, Pontal do Paraná será o primeiro município do Litoral do estado a adotar essa iniciativa inovadora, que promove educação ambiental, cultura oceânica e sustentabilidade no ambiente escolar.

Estiveram presentes os vereadores Marcelo da Saúde, Cirineu Marca, Juvanete, Cleonice, Pastor Jhonatan e Nei da Pesca, demonstrando interesse e apoio à proposta. A participação ativa do Legislativo reforça o compromisso do município com ações voltadas à preservação ambiental e à educação de qualidade.

Escola Azul

A Escola Azul é uma iniciativa que surgiu em Portugal e vem sendo expandida no Brasil, com o propósito de trabalhar o tema oceano de forma transversal no currículo escolar. Ela estimula o pensamento crítico e criativo, engajando a comunidade escolar na construção da cultura oceânica, ou seja, na compreensão de como o oceano influencia nossas vidas e de como nossas ações impactam o oceano.

Além disso, promove o desenvolvimento de laços afetivos com o ambiente marinho e incentiva ações concretas em prol da sustentabilidade.

Em Pontal do Paraná, todas as escolas da rede pública municipal participaram de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), por meio do programa MarMaré e em parceria com a Coalizão Paraná pela Década do Oceano, que possibilitaram a adesão de 27 escolas ao Programa Escola Azul Brasil, um reconhecimento nacional às escolas que se destacam na promoção da educação oceânica, na conservação dos ecossistemas costeiros e no fortalecimento do vínculo entre escola, território e oceano.

Durante a apresentação, as professoras destacaram a importância de inserir o tema oceano de forma transversal no currículo escolar, fortalecendo o vínculo da comunidade com o meio ambiente marinho e incentivando a formação de cidadãos conscientes e engajados com a preservação da nossa costa.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Elinete Guimarães Rocha, demonstrou apoio à proposta:
Tenho certeza de que, quando o projeto for oficialmente apresentado à Câmara, todos os vereadores votarão a favor. Trata-se de uma proposta extremamente importante para a questão ambiental e para o nosso município, que é turístico e tem o oceano como parte fundamental da sua identidade.

O Projeto Selo Azul Educação se inspira em iniciativas como o Escola Azul, nascido em Portugal e já presente no Brasil, além do Selo Escola Sustentável e do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, reunindo práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade, ao conhecimento científico e à participação cidadã.

Nos próximos dias, o projeto será finalizado e encaminhado para tramitação oficial na Câmara Municipal, representando um passo importante para o fortalecimento da educação ambiental em Pontal do Paraná.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.