Pontal do Paraná planeja o futuro: Câmara aprova projetos de mobilidade urbana

por Imprensa publicado 17/09/2025 07h38, última modificação 17/09/2025 07h38
Para Pontal do Paraná, que cresce em população e recebe milhares de turistas todos os anos, pensar a mobilidade é pensar qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e fortalecimento do turismo.

Na sessão desta terça-feira (16), a Câmara de Vereadores de Pontal do Paraná votou e aprovou projetos de grande relevância para o futuro da cidade, envolvendo os eixos do Plano de Mobilidade Urbana, Política de Mobilidade Urbana, Transporte Escolar e Plano de Ações e Desenvolvimento.

A mobilidade urbana é um dos principais desafios de cidades em crescimento. No caso de Pontal do Paraná, que além de se desenvolver em infraestrutura também se consolida como destino turístico, pensar o deslocamento de moradores e visitantes é fundamental. Uma cidade turística precisa garantir que pessoas circulem com segurança, agilidade e conforto — seja no transporte público, no escolar, no tráfego de veículos ou no deslocamento a pé e de bicicleta.

Quando a mobilidade não é planejada, os problemas se acumulam: congestionamentos em temporadas, dificuldades para estudantes chegarem às escolas, impacto negativo na experiência dos turistas e até barreiras para o desenvolvimento econômico. Além disso, sem planejamento, o transporte pode gerar desigualdades, dificultando o acesso da população a serviços básicos de saúde, educação e lazer.

“Pensar a mobilidade é pensar no futuro de Pontal do Paraná. Ao aprovarmos esses projetos, estamos garantindo que moradores e turistas tenham mais qualidade de vida, segurança e acesso aos serviços. Esse é um passo fundamental para que a cidade cresça de forma organizada e sustentável.” — destacou a presidente da Câmara, vereadora Elinete Guimarães Rocha.

Ao aprovar projetos nessa área, a Câmara dá um passo para antecipar soluções. O Plano de Mobilidade Urbana permite ordenar o crescimento da cidade, prevendo rotas eficientes de transporte público, ciclovias, acessibilidade para pessoas com deficiência, além de melhorias no trânsito. Já a Política de Mobilidade Urbana estabelece diretrizes permanentes para integrar transporte, qualidade de vida e sustentabilidade.

O investimento em transporte escolar garante segurança e eficiência para os alunos, enquanto o Plano de Ações e Desenvolvimento projeta medidas de médio e longo prazo que acompanham o ritmo de crescimento de Pontal do Paraná.

Mais do que resolver problemas imediatos, essas medidas constroem uma cidade preparada para o futuro. Para Pontal do Paraná, que cresce em população e recebe milhares de turistas todos os anos, pensar a mobilidade é pensar qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e fortalecimento do turismo.

Philippe Nicolas Mendes
Philippe Nicolas Mendes disse:
17/09/2025 08h33
Meu comentário..perfeito e necessário o planejamento dos transportes..outro ponto..ser obrigatório o uso de focinheiras para cachorros de grande porte e raças perigosas que toda a gente já conhece. Ainda muitos ataques de cachorros contra pessoas e outras cachorros...e sobretudo com fiscalização e multas ...à altura.
Obrigado pela atenção.
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.